Bem vindos! Aqui compartilho minha vida,ideias e profissão

Inclusão, educação, familia, filhos,amizade!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Poderes, Heroes, X Men,Divagações paralelas, Deficiencia X Super eficiencia



Olha, vou comentar agora um assunto que me fascina: poderes sobrenaturais!!
Eu assisto diversos seriados com esta tematica, um que fiquei apaixonada e acho que os autores exploraram bem a questão da ganancia humana e as consequencias de se nascer alguém assim geneticamente modificado, foi The 4400, foi maravilhoso mas teve um fim, amava esta serie, mas minha paixão por este tema veio na infancia atraves dos desenhos dos X Men, adorava a Vampira e o Wolverine, adorava não, bem diferente ainda adoro, na minha dvdteca tem lá os filmes.
Mas pensando um pouco mais filosoficamente: qual seria a nossa reação diante dos diferentes? Por que o ser humano é complexo,confuso...Os sujeitos deficientes, nós conseguimos inferiorizar, ter dó, e quando surge as paraolimpiadas, ficamos maravilhados com suas superações, mas quem somos nós para afirmar o que é normal ou anormal, por não ter pernas é pior que quem não tem pernas??
Aí eu penso e se nascessem seres humanos capazes de voar? Como naquela linda cena em X Men que o filho do senador abre lindas asas brancas? O condenariamos? O invejariamos?
Esses seres humanos poderosos, geneticamente mais desenvolvidos se reuniriam e nos subjulgaria? Seriamos nós os sem asas deficientes??
E aqueles com poderes mais fortes ainda como luta, transmorfo (virar outra pessoa), dom de regeneração, dom de ouvir minimos barulhos, jumpers ou até mesmo super força, o que fariam? Seriam nossos amigos? Teriam escolas especiais, por que afinal eles seriam melhores que todos nós, deveriam ter um lugar entre os seus para se desenvolver melhor? E se de repente criassem redutos onde só eles pudessem frequentar e nós parias sem poder alguma estivessemos catalogados como seres inferiores???
Meu Deus como viajei na maionese mas passando tudo isso para meu lugar comum, e as crianças deficientes? Até ontem iam bem em instituições que ao longo de suas vidas lutaram e se esforçaram para fornecer as crianças uma educação de qualidade, agora nós os seres humanos normais, decidimos que a inclusão é melhor para todos convivencia, integração socialização, bla, bla bla...Mas perai, os deficientes participaram desta discussão? Por que nós temos que decidir por eles?Não seria esta uma opçaõ da familia?
Eu apoio toda e qualquer iniciativa do governo na divulgação de propostas que viabilizem uma sociedade igualitaria para todos, mas vou divulgar um dialogo aqui sem citar nomes para não ferir a etica pedagógica: Ao inscrever uma linda menina surda de 9anos na minha instituição, ela me perguntou se os ouvidos ali também eram "ruins" (sinal de positivo para baixo-liguagem gestual caseira usada pela mesma que frequenta a rede regular desde os 2 anos de idade) eu respondi que ali todos não ouviam e que o ouvido era bom sim, ela então confusa me mostro o aparelho e pelo que eu entendi queria saber se ali eles usavam "aquilo" eu disse que sim e falei que tinha muitos meninos e meninas ela sinalizou: iguais a mim? eu disse sim, ela então sorriu um belo sorriso seu rosto se iluminou ela abraçou a mãe que imediatamente rompeu em lagrimas, não vou descrever tudo pq acho que todos entenderam qtos beneficios a inclusão trouxe a ela.
Eu sou ouvinte, nasci com esse super poder e assim me julgo melhor que o surdo e por isso posso fazer parte de um grupo que institui leis e nem sequer leva em consideração o outro afinal eu sou melhor nasci com o super poder da audição...
Desculpe a todos por começar falando de um tema tão leve e terminar com esse discurso mas eu sou parte do que faço, e o que faço hoje é defender o direito do surdo a ter direitos.Um abraço e boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário