Bem vindos! Aqui compartilho minha vida,ideias e profissão

Inclusão, educação, familia, filhos,amizade!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Aprendizagem...

Amo trabalhar com educação, acho que minha especialização em Neuropsicologia, me abriu portas para um universo novo, mas que me instigava a muito tempo,a questão de como o cerebro aprende, visivelmente, nada é mais agradavel do que aquela carinha de descoberta, seja criança, jovem,adulto ou idoso, sempre dei aula e aquele brilho nos olhos me encanta me fascina me impressiona, mas isto tudo tem um apelo mais emocional do que fisico...
Queria me envolver com a questão neurobiológica ir além, afinal nós temos que pesquisar e nos atualizar sempre!
faço este post, para colaborar com aqueles que pesquisam sobre aprendizagem, muito do que está aqui é fruto de aulas que tive na UNICAMP, são adaptações de falas de pessoas incriveis, fascinantes, que se dedicam a estudar são pesquisadores docentes do núcleo da Dra. Silvia Cyasca, uma das mulheres mais inteligentes que o mundo já viu.Espero contribuir!!
Segundo Morgan(1977), aprendizagem é "qualquer mudança relativamente permanente no comportamento e que resulta da experiencia ou prática"
Aprendizagem é um processo de aquisição, evolutivo, constante e que ocorre em graus.tem relação direta com mudança>continuidade>desenvolvimento, por isso devemos sempre ter em mente, que existem diferentes desenvolvimentos portanto diferentes aprendizagens, segundo Vygotsky, o bom aprendizado é aquele que se adianta ao desenvolvimento(V.1988,pag.100)
Esta aprendizagem ocorre de maneira objetiva e exclusiva em nosso cerebro que controla todos os processos.
Por isso podemos afirmar que toda vez que aprendemos algo há uma mudança em nossa rede neuronal, o a estrutura cerebral passa a funciona/se estrutura de maneira...
Para que ocorra uma aprendizagem eficiente, as estruturas funcionais devem estar integras e trabalhando de forma objetiva, por isso aquele velho discurso que assombra a escola que pretende uniformizar e ensinar tudo(ou seria nada?!) a todos é uma ideia que não leva em conta as particularidades de cada organismo para que haja uma aprendizagem ...
Bom por enquanto é só dei uma pincelada basica, qualquer dia desses volto ao assunto...

Um comentário:

  1. Olá Patrícia! tudo bem? Minha irmã comentou sobre sua videoteca... você já tem "O Labirinto do Fauno"? Eu indico! rs Ps.: Ótimos textos. Beijos

    ResponderExcluir