Bem vindos! Aqui compartilho minha vida,ideias e profissão

Inclusão, educação, familia, filhos,amizade!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Educação Nacional X Inclusão

A rede pública de ensino do Brasil tem apenas duas escolas entre as 20 melhores do país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nesta segunda-feira (19). Entre as 20 escolas com as piores médias, 19 são estaduais e uma é municipal.
Quando você lê uma reportagem deste nivel, com um dado estatistico tão impressionante, e o que é pior, para quem teve oportunidade de ler muito e muito sobre o tema pode ver também que a melhor escola tem uma mensalidade exorbitante, causa uma tristeza profunda em nós cidadãos brasileiros que querremos uma nação melhor!
Existe uma dicusssão inflamada, dos que são a favor da inclusão e dos que são contra, não vou entrar no mérito pessoal da coisa, mas venhamos e convenhamos, para que tirar as escolas especiais, tacha-las de ruim, de segregadoras, de guetos , etc e trazer ´para uma realidade tão caótica?
Que vantagem vamos oferecer? Escolas públicas de qualidade? Professores de qualidade?
As vezes este tipo de matéria me revolta por que sabemos que para se construir uma educação de qualidade, basta envolvimento e comprometimento por partes dos politicos, que discutem balelas, roubam descaradamente.
Eu pergunto a vc: E o filho deles onde estuda? Será que nas piores escolas? E as escolas indigenas com um nivel de ensino terrivel? que tal discutirmos a inclusão deles também...Para quem quer ler sobre o tema é só acessar:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/nove-das-dez-melhores-escolas-do-enem-sao-privadas
Bom enfim, este é um assunto inesgotavel..Mas eu sigo aqui lendo pensando e refletindo sobre educação...Boa noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário