Bem vindos! Aqui compartilho minha vida,ideias e profissão

Inclusão, educação, familia, filhos,amizade!

sábado, 19 de novembro de 2011

Mais comentários 7611 de 17 de novembro de 2011

QUERIDOS LEITORES:

ONTEM FOI PROMULGADO PELA PRESIDENTE DILMA,O DECRETO 7611 QUE TRAZ CONSIGO SÉRIAS IMPLICAÇÕES PARA A COMUNIDADE SURDA...
TENDO EM VISTA ALGUNS COMENTÁRIOS QUE RECEBI VOU COPIAR E COLAR AQUI ALGUNS POST DE PESSOAS LIGADAS AO MOVIMENTO SURDO, A ESCOLA BILINGUE E TUDO MAIS PARA QUE TODOS POSSAM ANALISAR CONHECER A OPINIÃO DE PESSOAS LIGADAS AO SURDO...COMO SABEMOS NOSSO DISCURSO É SEMPRE BASEADO NO TEMPO E MOMENTO SÓCIO-HISTÓRICO QUE VIVEMOS TEMOS QUE TER EM MENTE QUE ASSIM COMO HÁ MUDANÇAS, SEJAM ELAS TECNOLÓGICAS, SOCIAIS OU CULTURAIS, NÓS COMO SERES PENSANTES PODEMOS MUDAR DE OPINIÃO E DE DISCURSO TAMBÉM!
QUERO SALIENTAR QUE PUBLICAREI AQUI OPINIÕES DE DIVERSAS FRENTE E QUE ALGUMAS PODEM NÃO SER AS MESMAS DA AUTORA DO BLOG, MAS SÓ SE CONSTRÓI POLITICA PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS E POR TODOS LEVANDO SE EM CONTA TODOS OS LADOS DA MOEDA.
Vanessa Lima Vidal- SURDA!( POST EM SUA PÁGINA PESSOAL DO FACEBOOK)
VIVA!! FOI PUBLICADO O DECRETO ASSINADO PELA PRESIDENTA DILMA ONTEM:
DECRETO No- 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011

Art. 1o O dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial será efetivado de acordo com as seguintes diretrizes:

§ 2o No caso dos estudantes surdos e com deficiência auditiva serão observadas as diretrizes e princípios dispostos no Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. (ISSO SIGNIFICA QUE AS ESCOLAS E CLASSES BILÍNGUES SÃO MANTIDAS, INCLUSIVE TAMBÉM A LÍNGUA DE SINAIS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO A LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA)

Art. 11. Fica revogado o Decreto no 6.571, de 17 de setembro de 2008. (ISSO SIGNIFICA QUE SALA REGULAR + AEE COMO ÚNICA OPÇÃO É EXTINTO)

É o primeiro grande passo gigantesco!! ISSO SIGNIFICA QUE AS ESCOLAS E CLASSES BILÍNGUES PARA SURDOS NÃO PODEM SER FECHADAS POR FALTA DE VERBA FUNDEB!!
Ana Paula Jung-FLUENTE EM LIBRAS-PROFESSORA (FONTE: FACEBOOK)
Atenção Comunidade Surda Sinalizante Brasileira!
CONSEGUIMOS!!!! CONSEGUIMOS!!!!
Um enorme, gigante, importantíssimo primeiro passo foi dado hoje!!!
A presidenta Dilma assinou um Decreto que PREVÊ A EXISTÊNCIA DE ESCOLAS REGULARES, ESCOLAS ESPECIAIS E ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS!!!!
Parabéns líderes surdos e apoiadores ouvintes que compreenderam que é um direito inalienável o poder de escolha!!!!
Patrícia Luiza Ferreira Rezende, Emiliano Aquino, Mariana Hora, Nelson Pimenta, Antonio Abreu Abreu, Irene Stock, Cristian Alexandre Strack, Cacau Mourão, Roger Prestes, Francisco da Rocha!!!!!!
MEUS QUERIDOS AMIGOS!!! MEUS COLEGAS DE LUTA!!!!
Avante à Brasília em 1º de dezembro!!!!
VAMOS LÁ CONFIRMAR PARA O MUNDO QUE A ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS É UM DIREITO AOS CIDADÃOS E UMA OBRIGAÇÃO DO ESTADO!!!!
Estou muito feliz com esta notícia!!!!
AVANTE!!!!!!!!!!!!!!!
Fernando Capovilla-PROFESSOR QUE DISPENSA APRESENTAÇÕES.
Trabalhamos duro em defesa da educação de surdos publicando dicionários, enciclopédias, e diversos outros livros, além de sistemas computadorizados de busca de sinais, e conduzindo diversos estudos para descobrir sob que condições a criança surda aprende mais e melhor não apenas Libras como, também, Português e conteúdo escolar. Durante esse trabalho, descobrimos que as crianças têm melhor Libras e melhor Português em escolas bilíngues. Descobrimos que o desempenho na Provinha Brasil é tão melhor quanto maior o conhecimento de Libras. Descobrimos que, quanto maior a competência em Libras, tanto maior a leitura alfabética e que, quanto maior essa leitura alfabética, melhor a leitura orofacial. Contudo, descobrimos que a qualidade ortográfica da escrita pode e deve ser muito melhorada. Descobrimos que essas podem ser melhoradas com treino sistemático com Visual Phonics e Cued Speech para leitura orofacial desde o início do ensino fundamental. Defendemos que a criança surda deve ter imersão em sinais desde o minimaternal até o meio-fim ensino fundamental (e é por isso que trabalhamos tanto pela escola bilíngue para surdos). Mas defendemos, também, que essa escola deve oferecer treinamento sistemático com Visual Phonics e Cued Speech para leitura orofacial desde o final da educação infantil. Por esta lúcida compreensão, já fomos chamados de oralista e impedidos de conduzir alguns estudos por radicais. Não somos oralista nem sinalista: somos bilinguista. Nossa posição tem sido a mesma desde sempre: Libras é necessária para o alunado surdo (não para o DA), mas não é suficiente para assegurar a excelente qualidade ortográfica da escrita alfabética e a excelente habilidade de leitura orofacial de que a criança necessita. Estas, que são cruciais para a inclusão que todos queremos, requerem trabalhar com leitura orofacial, Visual Phonics, Cued Speech também, uma vez que as habilidades metalinguísticas em Libras tenham se desenvolvido bem.E, para isso, éÉ preciso investir na capacitação do professorado, que tem de contar com instrumentos de trabalho adequados à tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário