Bem vindos! Aqui compartilho minha vida,ideias e profissão

Inclusão, educação, familia, filhos,amizade!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

NOVIDADES...

QUE ALEGRIA POSTAR AQUI...FERIADO TEM ESSE PODER MÁGICO DE DEIXAR A GENTE MAIS LEVE...
NESTE FERIADO QUERO DESCANSAR QUERO COLOCAR MINHA LEITURA EM DIA, QUERO VIVER...
SÓ NÃO VAI SER PERFEITO PQ MEU MARIDO VIAJOU!
ESTOU ESCREVENDO UM NOVO ESTUDO SOBRE OS SENTIMENTOS MATERNOS EM RELAÇÃO AO FILHO DEFICIENTE, TUDO ISSO GRAÇAS A DIVERSOS COMENTARIOS QUE RECEBI, ALGUNS ANONIMOS OUTRO DE PESSOAS QUE NEM CONHEÇO, MAS QUE SE INTERESSARAM SOBRE MINHA TESE E SOLICITARAM MATERIAL...RECONHECIMENTO É BACANA, SENTI=ME LISONJEADA...
BOM POR ENQUANTO É SÓ...BJUS E BOA NOITE!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Surdos enxergam melhor!

Deficientes auditivos enxergam melhor, diz estudo
Pesquisadores observaram mudanças na retina dos surdos, o que permite que eles tenham maior campo de visão
Maria Fernanda Ziegler, iG São Paulo | 16/06/2011 10:05


Foto: Getty Images Ampliar
Estudo mostrou que surdos têm maior visão periférica que aqueles capazes de escutar
A ideia que a falta de um dos sentidos pode ser compensada por outro acaba de ganhar mais um reforço, graças a um estudo que mostrou que deficientes auditivos enxergam melhor que pessoas de audição normal. Pesquisadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, descobriram que os neurônios da retina dos surdos são distribuídos de forma diferente, aumentando seu campo de visão periférica. Isto lhes dá uma maior percepção sobre o que está acontecendo ao redor. A equipe também notou o alargamento de uma área do nervo óptico, o que mostra que os surdos têm mais neurônios transmitindo informações visuais.
A equipe analisarou a retina de adultos que nasceram surdos ou que ficaram surdos nos primeiros anos de vida. De acordo com Charlotte Codina, autora do estudo, embora todas as células da retina já estejam presentes desde o nascimento, nos primeiros anos de vida, elas não são localizadas exatamente onde precisam estar e podem se mover nos primeiros anos de vida.
Os surdos, em comparação com pessoas capazes de escutar, apresentaram menos neurônios direcionados para a visão central e mais deles para a visão periférica. “Parece que entre os surdos este padrão é mudado para facilitar a visão periférica. Provavelmente a conexão neural no nervo óptico é priorizada, já que não há competição para as informações auditivas”, disse Charlotte ao iG.
O estudo publicado no periódico científico Plos One é o primeiro a relacionar a surdez com mudanças na retina. “A retina deve ser mais plástica e interativa do que pensávamos e isto afeta a maneira como entendemos a visão”, disse. No entanto, como o estudo foi realizado apenas com pessoas que nasceram surdas ou perderam a audição ainda na infância, não se sabe ainda se a retina também se altera em adultos que ficaram surdos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dona Carminha e os Festejos Juninos

Queridos amigos e parceiros do Inst. Dona Carminha:
Anualmente no mês de junho e julho nos dedicamos a captar recursos para nossa entidade!
Nosso objetivo é ampliar nossa rede de contatos, criar um nome sólido e conhecido pela excelência na prestação de serviços a toda comunidade...
Nosso Programa Língua Ativa mensalmente bate recordes de atendimento e hoje temos em nosso quadro 4 fonoaudiologas, sendo duas em periodo integral!
Temos também recebido diversos encaminhamentos dos Postos de Saude de nossa região, para triagem auditiva, ou seja, mensalmente são realizados dezenas de exames audiométricos para as mais diversas faixas etárias...
Nosso Programa Inclusão Total: atende em média 70 crianças, temos feito um trabalho exclusivo com os surdos de 2 a 5 anos, onde no período da manhã eles frequentam as nossas salas de aulas regulares e inclusivas e no período da tarde nossa pedagoga especialista faz um trabalho diferenciado de estimulação precoce, alfabetização e letramento, passando por atividades de vida diaria e tudo o mais necessária para que uma inclusão de qualidade seja feita...Nosso modelo de ensino tem sido inédito e muito enriquecedor para todos nós.
Para mim é uma honra, vivenciar este momento tão peculiar em nossa história enquanto entidade do Tercceiro Setor!
Mas para dar continuidade a tudo isso, temos que correr atras de recursos financeiros, pois a luta é grande e só com a união de toda equipe conseguimos ultrapassar as barreiras enfrentadas e superar com criatividade a escassez de recursos!
Portanto segue nossa agenda para angariar $$$$$$:
Dias 10,11 e 12 de junho, estamos no SESC Campinas, com a barraca de tapioca!
Dias 13 a 17 de junho, nosso MEGA BAZAR de roupas usadas, artigos para casa e muito mais!
Dias 18 e 19 de junho estaremos no Tênis Clube Campinas, coordenando o BINGO.
No dia 03 de julho, é nosso arraiá aqui na sede da entidade!!
Em agosto iremos promover uma mega FEIJOADA, aqui na sede do Instituto!!
Pedimos a presença e o apoio de todos na divulgação de nossa agenda.

Maiores informações: 32010357, 32010358, 32010359 ou 32010369!